Os melhores profissionais da saúde em um único lugar!

Os benefícios da prática esportiva.


Os benefícios da prática esportiva.

Sabendo que nosso corpo funciona de maneira diferente em cada fase do ciclo, devemos respeitar a condição que ele nos impõe para não sentirmos desconforto durante o exercício. Se a atividade está adaptada ao nosso rendimento, essa traz muitos benefícios para a mulher no período menstrual.

Quando fazemos exercícios, nosso corpo libera hormônios que podem ter efeito analgésico e aliviar as cólicas menstruais. As endorfinas produzidas durante a atividade física melhoram o humor e podem amenizar os temidos sintomas da TPM.

Além disso, manter-se em movimento eleva a temperatura corporal e favorece uma vasodilatação que resulta na melhora da irrigação dos tecidos. Consequentemente, temos uma sensação de conforto e alívio tão prazerosa quanto assistir a um filme comendo brigadeiro!

Lembre-se: não há restrições para a prática esportiva durante a menstruação, mas devemos respeitar as limitações do nosso organismo. Se as dores ou o fluxo estiverem intensos, pegue leve. Prefira atividades menos exaustivas, como alongamentos ou caminhadas.

Dra. Priscila Rosique
Ginecologista e Mastologista
CRM-RO 3685